Teatro para Bebês. O que é?

Teatro para Bebês Logo Reg
 
Teatro para Bebês topo

TEATRO PARA BEBÊS da atriz pesquisadora e professora portuguesa Liliana Rosa.

(Diretores da Cia.: Alan de Oliveira e Liliana Rosa)

(A introdução do seu bebê na arte com carinho e respeito amparados pela psicopedagogia e

técnica da atriz fundadora da 1ª Cia. especializada em Teatro para Bebês criada no Brasil)

 

      Teatro para Bebês - Lotação esgotada
    O TEATRO PARA BEBÊS da pesquisadora de teatro para bebês Liliana Rosa, foi o primeiro teatro para bebês de uma Cia. especializada no gênero criada no Brasil. Com técnicas desenvolvidas na Europa adaptadas pela atriz portuguesa e com a parceria do ator, diretor e músico Alan de Oliveira, a Cia. vem trazendo arte e estímulo infantil adequado a esta faixa etária inserindo valores sociais de forma lúdica com o amparo da psicopedagogia. 
 
     A atriz começa a se apresentar regularmente no Brasil a partir de 2002 e muda-se para o país, fixando-se na cidade do Rio de Janeiro - RJ após se encantar com trabalhos junto a primeira infância brasileira, frutos de uma minuciosa pesquisa, especialmente nas etapas dos 06 meses aos 06 anos.
 
    Segundo a fundadora do projeto, o espetáculo TEATRO PARA BEBÊS é um projeto de aprendizagem e partilha entre bebês e pais pela introdução da criança no mundo da arte. "Acreditamos no provérbio chinês: Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje. E por isso procuramos semear arte da forma mais doce e poética possível ao entendimento dos pequeninos".
 
     Para a criação da modalidade teatral para bebês foi desenvolvido um estudo focado no imaginário e nas respostas aos estímulos em cada fase na primeira infância. A duração do teatro para bebês é de 30 a 40 minutos. No final do espetáculo os bebês exploram o espaço cênico e os objetos que tanto chamaram a atenção dos pequeninos, completando a dinâmica sensorial do Teatro para Bebês.
 
     Milhares de pais e mães visitam este trabalho na cidade do Rio de Janeiro e outras do Brasil e Europa com uma boa visibilidade nesses anos de temporada. Pode-se conferir o trabalho da Cia. em reportagens na revista Veja, na Scientific American Mente & Cérebro, O Globo e a última apresentação em programa de TV foi no programa Mais você de Ana Maria Braga da rede Globo de TV.

     Atores e críticos de renome também visitam o projeto com seus filhos tais como as atrizes Debora Falabella, Isabela Garcia, Gabriela Duarte, Cissa Guimarães, Bianca Rinaldi, as conceituadas jornalistas Beth Luchese e Cora Ronai e a psicóloga Christina Montenegro que escreve um artigo muito interessante sobre o trabalho da Cia. que pode ser conferido aqui no site.

     "A Florestinha da Pati" é o terceiro, "O Bebê e o Mar" o segundo e o "O Cirquinho de Luísa" o primeiro dos espetáculos já apresentados pela Cia. Teatro Para Bebês (Pode-se saber mais detalhes de cada peça aqui no site).
 
Divulgação / Cia. Teatro para Bebês.
 
  
Teatro para Bebês público
     A "musicalidade narrativa" é um fator muito importante no teatro para bebês. Geralmente bebês na platéia de teatro não são comuns de se ver. E quando estão, certamente é sinônimo de choradeira. Mas não é isso que acontece com o teatro feito exclusivamente para os "pequenos". Mas temos o costume de dizer que trabalhamos com “bebês dos 0 aos 100 anos”, devido à grande aceitação do público nas mais variadas idades.

     Para o espanto dos pais, os bebês se envolvem de uma forma profunda na vivência. É uma forma precisamente pesquisada para a introdução deste serzinho tão pequeno no mundo da arte sem traumas e com uma visão saudável do que é teatro.
 
     A curiosidade e a participação dos menores são estimuladas através da voz e da palavra, do movimento e do gesto, da iluminação baseada na cromoterapia, dos sons e das melodias arrancadas dos objetos de cena, em uma linguagem elaborada dentro de rigorosos estudos psicológicos. A musicalidade e os ritmos presentes no teatro para bebês convidam à participação e transformam os pequenos espectadores em figuras ativas do espetáculo.                                                                                                                                                                          
Divulgação / O Bebê e o Mar  / Cia. Teatro para Bebês.


Teatro para Bebês pimenta umbilical
 
     "Maternal” em seu conceito anterior mas não menos importante que o pedagógico, é uma atividade a ser partilhada com a família do bebê. Os menores são atraídos pelo sensorial, os mais crescidos pela história e os pais pela poesia e a observação das reações inesperadas dos bebês.
 
     O projeto comemora o sucesso, estando em cartaz de forma ininterrupta e já tendo passado por diversas cidades brasileiras, tais como: Recife, São Paulo, Cuiabá dentre outras.
 
     No Rio de Janeiro, o TEATRO PARA BEBÊS LILIANA ROSA teve o reconhecimento de seus trabalhos em 2007 no Teatro Miguel Falabella, no Norte Shopping e desde 2008 (ano em que abriu o FITA – Festival Internacional de Teatro de Angra dos Reis considerado um dos maiores do país) cumpre temporada no Teatro Cândido Mendes, tendo feito apenas pequenas pausas entre as temporadas, retornando ao longo dos anos aclamado por educadores, pedagogos e psicólogos.
 
   A Cia. TEATRO PARA BEBÊS adapta os estudos realizados por Liliana na Europa e apresenta características mais inovadoras e mais próximas da realidade da primeira infância brasileira. O nosso teatro para bebês é focado na cultura do Brasil, nas reações e personalidade dos nossos bebês. Mais do que um espetáculo teatral, é um projeto de aprendizagem e partilha entre bebês e pais, um meio de introdução da criança no mundo da arte que colabora para a formação de público para a posteridade, tanto os bebês quanto seus responsáveis que, se antes não eram adeptos da arte teatral, assim se descobrem na vivência.
 
     "A idéia do teatro para bebês é ativar a memória embrionária e ir de encontro à primeira infância até as nossas raízes e origens, explicando as etapas da vida por associações, analogias e estimulação dos sentidos".
 
 
Divulgação / Cia. Teatro para Bebês.

   
Teatro para Bebês público divertido

   “De um modo geral, os bebês ficam “hipnotizados” pela história e as mães emocionadas.”
 
     Outra questão que dá o que falar é a faixa etária díspar ao qual está destinado este espetáculo: "Cada criança entende a peça da sua maneira, do seu jeito. Este espetáculo joga com as sensações e este espaço etário", esta primeira infância até aos 6 anos, é designada pela Psicologia como o espaço das sensações. Os mais pequenos entendem pelo sensorial, os mais velhos pela historinha que é contada e os pais pelo subtexto e significado."
 
     São temporadas marcadas pela grande participação, mais de 20 mil bebês já assistiram. Foi sucesso no Rio de Janeiro, Recife, S. Paulo, Mato-Grosso, dentre várias cidades brasileiras, Europa, no Festival Internacional de Teatro de Angra, Petrópolis, dentre outras.
 
                                                                                                                                  

Divulgação / O Cirquinho de Luísa / Cia. Teatro para Bebês.

   
     "Até hoje nosso público reagiu muito positivamente e voltou nas diversas fases do seu crescimento, são pequenos que nos assistiram com  meses, depois com 01 aninho, mais tarde com 03 aninhos já na companhia do irmãozinho. E  depois voltam já bem crescidinhos, com 04 ou 6 aninhos. Para nós é uma grande felicidade! Nos toca profundamente receber uma mãe e sua família que muitas vezes, na mesma temporada, retorna 2, 3 vezes pra vivênciar o mesmo espetáculo, nos abordando com gosto em dizer que está repetindo a experiência. Isso é inominável e de extremo carinho. Os bebês sempre voltam. É uma das particularidades que nos deixa incentivados a buscar o que há de melhor em nós".
 
Teatro para Bebês - A Florestinha com macaquinho rindo     Teatro para Bebês Chupeta e Bebês
 
Teatro para Bebês parto

Divulgação / Cia. Teatro para Bebês.
 
 

PEÇAS JÁ APRESENTADAS PELA CIA. TEATRO PARA BEBÊS:

 

TEATRO PARA BEBÊS, A FLORESTINHA DA PATI

TEATRO PARA BEBÊS, O BEBÊ E O MAR

TEATRO PARA BEBÊS, O CIRQUINHO DE LUÍSA

 


Comunicado:

       Respeitável público,

      "O Teatro para Bebês Liliana Rosa respeita, apoia e admira todas as manifestações existentes do gênero teatral para bebês pois sabemos o quão desafiador é produzir arte e cultura para este público. Desde as mais abstracionistas, amparadas ou não por psicopedagogias, as que unem as duas vertentes, as de crivo poético, e também as musicais de época contemporânea pela contribuição em resgatar valores culturais históricos como cantigas de roda, parlendas e folclore.

     Neste momento determinante onde se realiza o primeiro contato de seu bebê com o teatro, é muito importante que este tesourinho seja agraciado com um espetáculo com estrutura apropriada para a descoberta de seu bebê nas maravilhas da arte em meio a uma vivência feliz, protegida, divertida e saudável, trazendo assim, para a vida adulta, uma boa impressão cultural que origina uma formação de público e indivíduos melhor estruturados para a posteridade.

      O nosso Teatro para Bebês é encenado pela atriz portuguesa Liliana Rosa com direção de Alan de Oliveira baseado em mais de 17 anos de atuação e pesquisas apoiadas na técnica criada pela atriz na Europa e com o amparo psicopedagógico de profissionais conceituados.

      Viva o teatro!!! A iniciativa! A criação e o novo! Respeitável público, seja bem vindo a este mundo de sorrisinhos mágicos!"


 
Para vídeos, mais fotos e sinopses das peças do TEATRO PARA BEBÊS, 
acesse a guia "Peças: Vídeo e sinopse" do menu no topo da página.

 

site desenvolvido por Alan de Oliveira: www.mixaudioevideo.com.br
 
 
 
Clique nas logomarcas abaixo e saiba mais de quem está mudando o mundo para melhor, apoiando a sustentabilidade e os conceitos sociais trabalhados pela Cia. Teatro para Bebês:
 
 

 

 

 Enviar esta página por e-mail ou compartilhar por outros aplicativos:
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
Fontes:
 
Caderno de release de nossa Cia. teatral TEATRO PARA BEBÊS e nossos blogs

O Cirquinho de Luísa (www.ocirquinhodeluisa.blogspot.com.br) -
- Autor: Blog de O Cirquinho de Luísa. 
O Cirquinho de Luísa (www.ocirquinhodeluisa.blogspot.com.br) -
- Autor: Blog de O Cirquinho de Luísa.
O Cirquinho de Luísa (www.ocirquinhodeluisa.blogspot.com.br) -
 - Autor: Blog de O Cirquinho de Luísa.
O Cirquinho de Luísa (www.ocirquinhodeluisa.blogspot.com.br) -
 - Autor: Blog de O Cirquinho de Luísa.
O Cirquinho de Luísa (www.ocirquinhodeluisa.blogspot.com.br) -
 - Autor: Blog de O Cirquinho de Luísa.
O Bebê e o Mar (www.obebeeomar.blogspot.com.br) -
 - Autor: Blog de O Bebê e o Mar.
O Bebê e o Mar (www.obebeeomar.blogspot.com.br) -
 - Autor: Blog de O Bebê e o Mar.
O Bebê e o Mar (www.obebeeomar.blogspot.com.br) -
 - Autor: Blog de O Bebê e o Mar.
A Florestinha da Pati (www.aflorestinhadapati.blogspot.com.br) -
 - Autor: Blog de A Florestinha da Pati.
 - Autor: Blog de O Bebê e o Mar.
Apoiadores
Comments